Taxa de juros sobe em novembro, aponta BC
Brasileiro não tem alívio no bolso, principalmente com os bancos. A taxa média de juros voltou a subir em novembro e chegou a 31,4% ao ano. Em 12 meses, a elevação foi de 7,4 pontos percentuais, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira (27/12).
O spread bancário - diferença entre as taxas pagas pelas organizações financeiras à pessoa que investe o dinheiro e as cobradas do cliente que pega um empréstimo - também segue em alta. Saiu de 20,3 pontos percentuais em outubro para 20,7 pontos percentuais em novembro.
O BC mostra que nas operações de crédito com pessoas físicas, o spread fechou novembro em 27,4 pontos, contra 26,5 pontos em outubro. No crédito às empresas, ficou em 8,7 pontos, contra 9,4 pontos no mês anterior.
Com o custo de vida alto e os abusos dos bancos, que não dão trégua nos juros, os brasileiros seguem endividados e, consequentemente, inadimplentes. Entre as famílias, a taxa ficou em 3,9%. A expectativa é que o cenário econômico comece a mudar com o novo governo e os brasileiros finalmente comecem a ter um alívio no orçamento.
Fonte: Movimento Sindical