Por que se sindicalizar?

 

Os bancários fazem parte de uma categoria que conta com um dos melhores contratos coletivos de trabalho do Brasil. É assim hoje, mas não foi assim sempre. Cada um dos avanços alcançados foram fruto de intensa mobilização dos trabalhadores aliados ao Sindicato.

Foi dessa maneira que fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje figuram como garantias, benefícios dos trabalhadores. Só para citar alguns exemplos:

PLR - Banqueiros são os patrões que mais lucram no Brasil. Mas até a pouco tempo seus funcionários não viam a cor desse lucro. A partir daí a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) foi incluída em convenção coletiva nacional.

Tíquete-refeição - Resultado da campanha de 1990.

Vale-alimentação - Ao contrário da cesta-básica, permite ao bancário comprar os produtos de sua escolha. É conquista de 1994 e, assim como o tíquete-refeição, tem reajuste anual.

Jornada de 6h - A jornada de seis horas foi conquistada em 1933. Veio após muita pressão e denúncias de um ambiente de trabalho propício a causar doenças. A ela seguiram-se as lutas para o pagamento de horas extras (1957) e o fim do trabalho aos sábados.

Auxílio-creche - As bancárias representam grande parte da categoria. O auxílio-creche é fruto da greve de 1986, com ampliação nas campanhas seguintes. Para bancário que tem um filho excepcional e que necessite de cuidados permanentes, essa conquista é por tempo indeterminado.

Licença Maternidade estendida ( para 180 dias ).

O departamento Jurídico do Sindicato já conseguiu reverter inúmeros processos em favor dos bancários. Com isso, há também conquistas históricas, como a ação pelo pagamento da diferença salarial no BB . Por intermédio do Jurídico são movidas ações coletivas e também processos individuais em diversas áreas do Direito.

Nesses mais de 60 anos do Sindicato, muitos foram os bancários que construíram essa história, sindicalizando e participando ativamente da sua entidade representativa.