Sindicato forte, direito garantido

Sindicato forte, direito garantido

Por décadas, os sindicatos foram pilares na luta por direitos trabalhistas e socais no Brasil. No entanto, os últimos anos, os trabalhadores testemunharam um declínio por conta da sabotagem causada pelos governos ultraliberais de Temer e Bolsonaro. Agora, com a volta do diálogo após a vitória de Lula, uma nova perspectiva se abre para a revitalização do movimento, fundamental às categorias. 


Os sindicatos enfrentaram desafios monumentais, após a reforma trabalhista, de 2017. A taxa de associação atingiu o nível mais baixo da história, prejudicando a capacidade de representação e luta pelos direitos.  


No entanto, com a mudança política representada pela vitória democracia social, a partir de muita luta contra a extrema-direita, Lula, historicamente ligado ao movimento sindical, promove a retomada do diálogo com os sindicatos. O objetivo é reverter o cenário de precarização das relações trabalhistas e fortalecer a proteção da sociedade. 


As negociações coletivas voltam a ser prioridades, permitindo a discussão de pautas, como jornada de trabalho, segurança no ambiente laboral e benefícios sociais. 

 

Fonte: Movimento Sindical

 

Compartilhe: