Sindicato de Ponte Nova reverte demissões de bancárias

Sindicato de Ponte Nova reverte demissões de bancárias

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE PONTE NOVA E REGIÃO REVERTE DEMISSÕES DE BANCÁRIAS

 

O quadro de adoecimento da categoria bancária atinge níveis cada vez mais alarmantes. Estão entre as principais causas desse adoecimento a pressão para cumprimento de metas, sobrecarga de trabalho, desrespeito aos direitos trabalhistas, assédio moral e sexual, que estão cada vez mais presentes no dia a dia dos bancários e bancárias.

 

Se entre os anos 90 e 2000, a LER/DORT era a doença que mais afetava a categoria bancária, nos tempos atuais são os problemas de ordem psicológica e psiquiátrica, tais como o stress, a depressão, a síndrome do pânico e também Síndrome de Burnot, que têm sido diagnosticados com maior frequência na categoria, conforme constatado e extraído no sitehttps://contrafcut.com.br/noticias/doencas-invisiveis-atingem-a-categoria-bancaria/.

 

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ponte Nova e Região têm, em conjunto com sua Assessoria Jurídica, o MP&C Advocacia, orientado os bancários e bancárias sobre seus direitos no tocante a saúde ocupacional.

 

Uma das ações conjuntas nesse sentido foi a realização de uma palestra sobre Saúde, ocasião em que participaram dezenas de bancários e bancárias, sendo que nesta palestra, advogadas da Assessoria Jurídica esclareceram dúvidas em relação a saúde ocupacional e sobre direitos previdenciários. A palestra pode ser assisitida no canal do MP&C Advocacia no YOUTUBE.

 

O SEEB Ponte Nova e Região, juntamente com sua Assessoria Jurídica, tem atuado de modo sistemático para evitar que os bancos efetuem a dispensa de empregados e empregadas que estejam doentes, de modo a assegurar-lhes o direito a um trabalho digno, levando em consideração a proteção ao seu trabalho, tudo na forma da lei.

 

Cite-se, a título de exemplo, duas dispensas ilegais que ocorreram no Itaú Unibanco e no Banco Bradesco e que foram revertidas mediante a intervenção do sindicato, justamente pelo fato das empregadas estarem doentes quando da dispensa, conforme constatado em atestados e laudos médicos expedidos por especialistas, tudo isso depois de negociações com as referidas Entidades Bancárias.

 

Daí a importância da união entre os trabalhadores e trabalhadoras juntamente com o seu Sindicato, para que a classe possa se fortalecer ainda mais na luta pelo emprego digno e pela proteção do trabalho, em especial quando da existência de doenças relacionadas ao trabalho.

 

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Ponte Nova e Região permanece de portas abertas para, juntamente com sua Assessoria Jurídica (MP&C Advocacia), acolher todos os empregados e empregadas nas suas necessidades na luta pelos seus direitos.

 

A Saúde é nosso maior bem! Vamos nos cuidar e cuidar daqueles que estão ao nosso lado!

 

BANCÁRIO: LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

FILIE-SE AO SEU SINDICATO!

 

 

 

TELEFONES ÚTEIS:

 

SINDICATO DOS BANCÁRIOS

31- 3817-1848

 

ASSESSORIA JURÍDICA

31- 3295-0704

 

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - UBA

32-3301-6303

Abrangência: Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Presidente Bernardes, Rio Pomba, Rodeio, Senador Firmino, Silverania, São Geraldo, Tabuleiro, Tocantins, Ubá, Visconde do Rio Branco.

 

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SAÚDE DO TRABALHADOR - SEST - UFMG /Hospital das Clínicas

31-3307-9564

 

 Fonte : SBPNR

 

 



Compartilhe: