Saúde mental das brasileiras precisa de atenção
Os brasileiros precisam cuidar saúde mental, principalmente as mulheres. Estudo da ONG Think Olga aponta que 45% das mulheres sofrem com algum tipo de transtorno mental no cenário pós-pandemia de Covid-19.
Entre fatores que contribuem para o surgimento de doenças psicológicas – que incluem ansiedade e depressão – estão a sobrecarga de trabalho doméstico, jornada excessiva de trabalho, endividamento, insegurança financeira e baixos salários.
A pesquisa mostra que quase 90% das brasileiras consideram ter muita carga de responsabilidade. A insatisfação entre as mães solos e cuidadoras é superior em comparação com às que não tem esse tipo de responsabilidade.
Importante destacar que o sofrimento psíquico que mais afeta as mulheres é a ansiedade. Seis em cada 10 brasileiras possuem o transtorno. Número preocupante que mostra a realidade da população feminina.
Só que antes da pandemia, o cenário também não era dos melhores no país. Um levantamento global de 2019 revelou que, das pessoas com transtornos mentais ou causados pelo uso de substâncias, 53% eram mulheres. Além de que metade dos diagnósticos de depressão e ansiedade também era do gênero feminino.
Fonte: Movimento Sindical