Santander exterminador do futuro vai fazer mais uma vítima

Santander exterminador do futuro vai fazer mais uma vítima

Seguindo uma política adotada a nível nacional o Santander anunciou que vai fechar agência em Ponte Nova.

Não há justificativa para tamanho retrocesso. O Santander não está em crise — lucrou quase R$ 4 bilhões em apenas três meses de 2025. Portanto, na verdade, promove reestruturação que visa ampliar os resultados, à custa da dignidade dos bancários e do atendimento à população.

É uma política cruel adotada pelo Santander, de demissões em massa, fechamento de agências e desrespeito total aos trabalhadores e à população. O banco se comporta como um verdadeiro Exterminador do Futuro, acabando com os empregos, precarizando o presente e comprometendo o futuro.

Os clientes pagam tarifas bancárias para terem direito a atendimento pessoal. E o banco opera como concessão pública. Se é concessão pública, deve ser acessível para todo mundo, mas a política atual de fechamento de agências praticada pelo Santander vem privando grande parte da população de atendimento bancário.

O comportamento do banco a nível nacional motivou nesta quinta-feira (03/07), uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar sobre terceirização fraudulenta no sistema financeiro, com destaque para o Santander. 

Mas, a prática não se restringe ao Santander. Nos últimos cinco anos, Itaú e Bradesco fecham suas agências , muitas vezes em municípios que contam com apenas uma agência, gerando muitos transtornos para a população e o comércio. Prejuízo à economia.

O assunto é uma das principais preocupações do Movimento Sindical Bancário, que tem cobrado de forma incisiva mudança de postura dos bancos.

Fonte : SBPNR

Compartilhe: