Reforma tributária para um Brasil mais justo

Reforma tributária para um Brasil mais justo

O Brasil, infelizmente, é um país marcado pela desigualdade social e um dos fatores que influencia é o sistema tributário. Um mecanismo perverso e injusto que perpetua a pobreza, sufoca a economia e impede o desenvolvimento sustentável. 


Com uma estrutura regressiva e cheia de brechas, o sistema tributário complexo e opaco atua como um verdadeiro entrave ao progresso do país, beneficiando os mais ricos em detrimento da maioria da população. 


O sistema tributário brasileiro é concentrado nos chamados impostos indiretos, sobre consumo e ganhos do trabalho, ao invés de, como nos “países desenvolvidos”, ter os impostos diretos (Imposto de Renda, grandes fortunas, heranças e patrimônio). 

 

Esta inversão de propriedades é uma das principais razões pelas quais os mais pobres acabam pagando proporcionalmente mais impostos do que os ricos. Outro aspecto alarmante é a elevada taxa de sonegação e as inúmeras exceções fiscais concedidas aos setores da burguesia. 


A concentração da carga tributária afeta diretamente os mais pobres, já que impacta também o consumo e o poder de compra destas famílias, leva a uma menor demanda dos bens e serviços e prejudica o crescimento econômico do Brasil. 

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: