Redução de juros no cartão de crédito é solução

Redução de juros no cartão de crédito é solução

A aprovação, no Senado, mesmo que de forma simbólica, do projeto de lei que estabelece o Desenrola Brasil é uma boa notícia, mas melhor ainda é a manutenção da norma que determina prazo de 90 dias para que os bancos apresentem proposta de percentual de redução no rotativo do cartão de crédito aos clientes. As empresas não poderão cobrar mais do que o valor original da dívida, caso nenhuma solução seja encontrada no período.


Hoje, a taxa de juros absurda cobrada pelos bancos no rotativo do cartão de crédito ultrapassa os 450% ao ano. O brasileiro tem feito malabarismo para conseguir pagar o total da fatura para não se afundar ainda mais nas dívidas. Quando não consegue, entra no rotativo, empurrando o débito para o próximo mês. O problema é tão grave que 50% das operações da modalidade estão inadimplentes, segundo o Banco Central.


Através do Desenrola, o governo Lula simplifica a renegociação de dívidas e impõe a redução das taxas de juros no cartão de crédito. Em vigor desde julho, o programa negociou quase dois milhões de contratos de débitos da Faixa 2, que abrange dívidas com bancos para quem tem renda de até R$ 20 mil, sem limite de valor. 

 

Fonte: Movimento Sindical

 

Compartilhe: