Queda no preço dos alimentos eleva confiança do brasileiro
O brasileiro volta a sonhar com dias melhores, finalmente. A mudança positiva no cenário econômico eleva a confiança do cidadão, principalmente com a redução nos preços dos alimentos. É o que aponta levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
O índice geral de confiança em setembro ficou em 97 pontos, o que significa que o indicador se mantém semelhante ao registrado no início de 2014, antes do país começar a enfrentar a recessão econômica.
As pessoas com renda até R$ 2,1 mil tiveram índice de confiança em 93,6 pontos. Importante lembrar que essa parcela foi a que mais sentiu os impactos negativos do ultraliberalismo dos governos Temer e, principalmente, Bolsonaro.
Os mais otimistas são os brasileiros com rendimento de até R$ 4,8 mil, com a marca de 97,1 pontos. Vale destacar que a alimentação é uma das prioridades das famílias e corresponde a uma parte significativa das despesas daqueles de menor poder aquisitivo. Portanto, a queda no preço dos produtos gera impacto positivo. Em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, houve redução, de 0,85%.
Fonte: Movimento Sindical