Pix por aproximação será lançado na próxima semana, anuncia Campos Neto
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que o sistema de pagamentos Pix por aproximação será lançado na próxima semana. A declaração foi feita nesta terça-feira (29), durante o evento Lide Brazil Conference London, na Inglaterra, onde Campos Neto explicou que essa nova funcionalidade será integrada ao Google Wallet, permitindo que os usuários realizem pagamentos com apenas um toque no celular.
“Nós vamos ter um evento com a Google porque vamos lançar o pagamento por aproximação do Pix”, afirmou o presidente do BC. "Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem", completou.
De acordo com Campos Neto, a natureza programável do Pix oferece ao Banco Central a capacidade de introduzir novas funcionalidades, ampliando a versatilidade do sistema. "O Pix permite que o Banco Central seja capaz de adicionar novas funcionalidades, em termos de programabilidade de dinheiro", explicou.
Saiba mais - Neto ainda destacou na Lide Brazil Conference os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil e pelo mundo no cenário pós-pandêmico. Segundo ele, “o mundo pós-pandemia está muito mais endividado”, com obstáculos fiscais significativos, desinflação em curso, mas ainda com pressão inflacionária em serviços. Campos Neto explicou que, enquanto os preços de bens apresentam baixa inflação, o setor de serviços continua pressionado, algo que precisa ser ajustado.
Ao analisar o contexto dos Estados Unidos, Campos Neto pontuou que os “pilares do debate econômico são inflacionários”, com políticas expansionistas e protecionistas em pauta, o que pode impulsionar ainda mais os preços. Além disso, observou que o discurso contrário à imigração nos EUA tem o potencial de elevar os custos de mão de obra, uma situação que pode se traduzir em pressões inflacionárias adicionais.
Fonte: Brasil247