PF intima militares: atos golpistas tornam-se uma das maiores investigações contra FA

PF intima militares: atos golpistas tornam-se uma das maiores investigações contra FA

A Polícia Federal intimou cerca de 80 militares do Exército para dar explicações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, o que se tornará uma das maiores investigações contra militares desde a redemocratização. A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a investigação dos militares pela justiça comum.

Uma força-tarefa da PF ouvirá representantes de alto escalão, como o general do Planalto Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e outras dezenas de membros das Forças Armadas a partir da próxima quarta-feira. A informação foi obtida pelo colunista Aguirre Talento, do Uol.

Segundo ele, foram intimados os militares que atuaram no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Há suspeitas de que as ordens para a atuação vieram de forma tardia e falhas na organização da operação permitiram a invasão dos milhares de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes.

Serão ouvidos tanto os militares que atuaram na missão, em si, como os comandantes que deram as ordens. Gustavo Henrique Dutra de Menezes, general do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), é um deles e foi demitido após o episódio.

Fonte: GGN

Compartilhe: