Para proteger as crianças na web
O governo federal lançou a plataforma digital "De Boa na Rede", com o objetivo de capacitar pais e responsáveis a monitorar as atividades de crianças e adolescentes na internet. A iniciativa reúne informações sobre mecanismos de proteção oferecidos pelas principais plataformas acessadas no Brasil, incluindo TikTok, Twitter, Instagram, Facebook, Kwai, Discord, YouTube e Google.
O material inclui orientações sobre o uso de filtros de conteúdo e controle parental em redes sociais, além de destacar canais de denúncia mantidos pelas empresas.
A plataforma também conscientiza os pais sobre crimes virtuais contra crianças e adolescentes, fornecendo sinais de alerta para aliciamento sexual e "sextorsão", além de oferecer orientações sobre como armazenar provas e fazer denúncias.
A "De Boa na Rede" tem informações sobre o combate ao vício em telas e promove diálogos seguros com adolescentes. Além disto, fornece guias para a implementação de mecanismos de proteção em sistemas operacionais móveis e controle parental em jogos e aplicativos de streaming.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal realizou 627 operações relacionadas a crimes cibernéticos com menores em 2023, aumento de 70% em relação a 2022. As ações resultaram em 291 prisões, alta de 46% em comparação com o ano passado.
Fonte: Movimento Sindical