Para acabar com a exploração infantil
Instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado nesta quarta-feira, 12 de junho, e tem o objetivo de conscientizar e promover ações para eliminar a exploração de menores. Umas das causas deste problema é a pobreza extrema.
O sistema capitalista faz com que muitas famílias recorram ao trabalho dos filhos menores como forma de complementar a renda. A falta de acesso à educação de qualidade agrava a situação com muitas crianças fora da escola devido às barreiras financeiras.
Mas, as empresas têm uma enorme responsabilidade, pois buscam reduzir custos e empregam menores de forma irresponsável e criminosa. As grandes marcas pregadoras de responsabilidade social são, por muitas vezes, ligadas a escândalos de exploração infantil.
É crucial implementar e aplicar rigorosamente leis que proíbam o uso de mão de obra infantil e oferecer programas de apoio às famílias vulneráveis. A erradicação da exploração de menores exige um esforço conjunto de governos, empresas e população. É necessário compromisso para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de crescer, aprender e realizar potencial pleno.
Fonte: Movimento Sindical