Papel do banco público do BB tem de ser reforçado

Papel do banco público do BB tem de ser reforçado

Durante apresentação do o Plano Estratégico Corporativo do Banco do Brasil para o período 2024-2028, no último dia 30/10, os representantes da empresa reconheceram os retrocessos da gestão anterior, a exemplo da redução de agências, principalmente em cidades pequenas, e de funcionários. Até 2025, a expectativa é que sejam empossados seis mil trabalhadores.


O BB também sinalizou melhorias na promoção à diversidade. A CEEB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil) ressaltou a importância do papel da instituição financeira como um banco público, o plano para garantir a proteção dos trabalhadores, aos direitos do acordo coletivo de trabalho e fortalecimento da empresa.


O plano estratégico do banco considera a continuidade nos investimentos em transformação digital e processos e “desenvolvimento de liderança engajadora e o aprendizado contínuo de todos os funcionários”. Porém, o BB tem papel estratégico no desenvolvimento do país e social na democratização financeira. O movimento sindical reforçou que a empresa deve manter estrutura para assegurar atendimento sem distinção, tanto aos mais velhos, quanto aos mais jovens, nas regiões urbanas, nas rurais, em cidades grandes e pequenas. 


Além disso, os representantes dos bancários ressaltaram a preocupação com as metas impostas ao funcionalismo. A pressão por resultados pode levar ao adoecimento e funcionar como ferramenta de assédio moral. A apresentação do banco deixou claro que o plano inclui ‘assegurar um ambiente de trabalho psicologicamente saudável’. Posição considerada positiva pelo movimento sindical.

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: