Pagamento por reconhecimento facial começa a substituir os cartões tradicionais

Pagamento por reconhecimento facial começa a substituir os cartões tradicionais

Os pagamentos estão ficando cada vez mais digitalizados e o próximo passo é habilitar ainda mais a biometria facial para trazer ainda mais praticidade na hora de pagar as contas. Esse é um avanço significativo para o setor financeiro, prometendo maior segurança, conveniência e agilidade nas transações. No Brasil, essa tecnologia já está em uso e em constante expansão, com empresas e instituições financeiras investindo pesadamente em soluções biométricas.

Inclusive, a Visa é uma das instituições que quer implantar ainda mais essa tecnologia, tanto que o vice-presidente sênior de Serviços de Valor Agregado para a América Latina e o Caribe, Leonardo Collado, revelou quais serão os próximos passos da empresa, para que os clientes deixem de usar os cartões físicos:

“Imagine um mundo onde exista uma credencial digital, armazenada com segurança. Tudo que você precisa fazer é aparecer com seu reconhecimento facial ou sua impressão digital. Assim, consegue comprar em qualquer lugar, a qualquer hora. Estamos preparando nossa rede para isso”, afirmou o executivo.

Como funciona o pagamento por biometria facial?
Através de imagens, como da câmera (do smartphone, terminal de autoatendimento, ou câmera de segurança em lojas), seu rosto é escaneado para autorizar os pagamentos. Para isso, essa tecnologia extrai pontos de referência e padrões do rosto, como a distância entre os olhos, largura do nariz, formato da mandíbula e até mesmo a textura da pele, permitindo que somente você possa fazer os pagamentos.

Para ser efetiva, uma das soluções é utilizar a tecnologia “Liveness 3D” para verificar se o usuário é uma pessoa real e não uma imagem ou vídeo, aumentando a segurança contra fraudes.

Fonte: Mix

Compartilhe: