O futuro chegou: Conheça o novo jeito de sacar dinheiro que conquista Países

O futuro chegou: Conheça o novo jeito de sacar dinheiro que conquista Países

A era dos cartões físicos e do saque em dinheiro pode estar perto do fim. Isso, porque a NFC ou Comunicação por Campo de Proximidade, que nada mais é do que uma forma aprimorada de pagamento, está ganhando adeptos ao redor do mundo.  

Por meio dessa técnica, sistemas sem fio e aplicativos móveis transformam o celular em uma espécie de cartão digital. Com isso, transações rápidas, como pagamentos diversos, são feitas via aproximação do aparelho.

Países que já aderiram à prática
Em vários locais do mundo, como Escócia, China, Coreia do Sul, Austrália e Noruega, esse método “sem dinheiro” já está em pleno uso, e segue avançando.  

Na Escócia, por exemplo, 95% das compras de varejo já são feitas sem uso de dinheiro físico ou cartão magnético. O projeto é tornar a sociedade completamente sem dinheiro em papel até 2030.

Na América Latina, essa tendência já começa a dar os primeiros passos. Os pagamentos eletrônicos via aproximação estão conquistando terreno nas maiores economia da região, incluindo o Brasil.  

A intenção do país é tornar esse modelo de pagamento digital algo universal. Tanto que alguns bancos, como o Bradesco, já demonstraram interesse e começaram a implementar a tecnologia.  

Para corresponder a essa mudança, além do fim dos cartões físicos, os caixa eletrônicos também passarão por um processo de adequação. Tudo indica que a maneira como interagimos com essas máquinas será, sensivelmente, alterada em futuro próximo.  

NFC
Para usufruir do método NFC, o seu celular precisa estar equipado com a tecnologia e ter uma carteira digital ou app de pagamentos vinculado ao seu cartão ou conta bancária.  

Feita a devida configuração, basta seguir o seguinte passo a passo para começar a usar:


1 – Abra o app do banco ou do serviço ao qual você conectou previamente a sua conta;

2 – Certifique-se de que o NFC está ativado no celular;

3 – Aproxime o aparelho do símbolo “Contato” do caixa eletrônico, que se assemelha ao símbolo do Wi-Fi;

4 – O próprio caixa detectará automaticamente seu dispositivo em questão de segundos;

5 – Para finalizar, digite o PIN e escolha a transação desejada.


Uma observação importante é que cada banco tem um limite máximo de saque. Com o NFC, tudo tende a ficar mais rápido e prático. E aí, o que você acha?

Fonte: Capitalist

Compartilhe: