Mundo deve priorizar redução das desigualdades

Mundo deve priorizar redução das desigualdades

Ainda há muito trabalho pela frente para reduzir a desigualdade no mundo. A concentração de renda só prejudica. Os 10 maiores bilionários possuem mais riqueza do que os 40% mais pobres e a fome atinge 735 milhões de pessoas atualmente. 


Incluir os pobres nos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais ao patrimônio foram medidas apontadas pelo presidente Lula em retorno à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Fez questão de ressaltar que “o mundo está cada vez mais desigual” e sinalizou que falta vontade política de quem governa para vencer a desigualdade.


Infelizmente, o Brasil lidera o ranking da desigualdade mundial, porque 48,4% da riqueza está nas mãos de apenas 1% da população, segundo relatório Global Wealth Report 2023. Para mudar esta realidade, a tributação dos super-ricos é uma solução e o Congresso Nacional precisa aprovar a mudança de regras.


Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), têm de dar andamento às propostas que tributam os privilegiados que enriquecem à custa de quem paga imposto. Medida Provisória assinada por Lula prevê a cobrança de 15% a 20% sobre rendimentos de fundos exclusivos (em que há um único cotista), conhecido como fundos dos “super-ricos”. Além disso, o presidente enviou ao Congresso projeto de lei que tributa os investimentos de brasileiros no exterior – os chamados fundos offshore

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: