Metas na Caixa pioram sobrecarga de trabalho

Metas na Caixa pioram sobrecarga de trabalho

As novas metas impostas aos empregados da Caixa são alvo de reclamações nos sindicatos de bancários de todo o país. O banco tem proposto metas com curva de crescimento de mais de 100% de um mês para o outro, sendo que algumas deveriam ser cumpridas desde o início do ano, mas a regra foi definida apenas agora.


A Caixa informou na reunião de apresentação do Conquiste (sistema de metas e avaliação do banco) que o trabalhador que não conseguiu atingir o objetivo no primeiro semestre, pode corrigi-lo no segundo. Porém, o movimento sindical sinalizou que algumas metas precisam ser cumpridas pelas lotéricas e outras em transações dos clientes pela internet. No último caso, se não forem cumpridas, afetam o resultado da agência. 


O bancário é obrigado a empurrar o cliente que chega no banco para contratar um financiamento, por exemplo, para a lotérica. Quando o correntista retorna o empregado tem de fazer todo o processo e acompanhá-lo até a lotérica para finalizar o procedimento. Os trabalhadores ficam ainda mais sobrecarregados por direcionar os usuários à ‘rede parceira’ para finalização.


Para piorar, a Caixa os utiliza os dados para usar como justificativa para não contratar e ampliar o quadro de pessoal, já que os clientes utilizam os serviços de correspondentes bancários e realizam o autoatendimento pela internet. No próximo dia 16 será a próxima reunião da CEE (Comissão Executiva dos Empregados) com a empresa para tratar sobre metas e o Conquiste.


Meta de seguros
O movimento sindical também criticou os objetivos de venda de seguros, a Caixa Seguridade. A direção do banco não leva em consideração a capacidade de produção e a falta de condições de trabalho nas unidades. Ainda gera grande demanda de tempo de trabalho dos empregados e corresponde a um resultado em torno de 5% do balanço da empresa, enquanto no Conquiste chega a quase 1/3 do resultado. 

 

Fonte: Movimento Sindical

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