Metas na Caixa pioram sobrecarga de trabalho
As novas metas impostas aos empregados da Caixa são alvo de reclamações nos sindicatos de bancários de todo o país. O banco tem proposto metas com curva de crescimento de mais de 100% de um mês para o outro, sendo que algumas deveriam ser cumpridas desde o início do ano, mas a regra foi definida apenas agora.
A Caixa informou na reunião de apresentação do Conquiste (sistema de metas e avaliação do banco) que o trabalhador que não conseguiu atingir o objetivo no primeiro semestre, pode corrigi-lo no segundo. Porém, o movimento sindical sinalizou que algumas metas precisam ser cumpridas pelas lotéricas e outras em transações dos clientes pela internet. No último caso, se não forem cumpridas, afetam o resultado da agência.
O bancário é obrigado a empurrar o cliente que chega no banco para contratar um financiamento, por exemplo, para a lotérica. Quando o correntista retorna o empregado tem de fazer todo o processo e acompanhá-lo até a lotérica para finalizar o procedimento. Os trabalhadores ficam ainda mais sobrecarregados por direcionar os usuários à ‘rede parceira’ para finalização.
Para piorar, a Caixa os utiliza os dados para usar como justificativa para não contratar e ampliar o quadro de pessoal, já que os clientes utilizam os serviços de correspondentes bancários e realizam o autoatendimento pela internet. No próximo dia 16 será a próxima reunião da CEE (Comissão Executiva dos Empregados) com a empresa para tratar sobre metas e o Conquiste.
Meta de seguros
O movimento sindical também criticou os objetivos de venda de seguros, a Caixa Seguridade. A direção do banco não leva em consideração a capacidade de produção e a falta de condições de trabalho nas unidades. Ainda gera grande demanda de tempo de trabalho dos empregados e corresponde a um resultado em torno de 5% do balanço da empresa, enquanto no Conquiste chega a quase 1/3 do resultado.
Fonte: Movimento Sindical