Melhorar o ambiente de trabalho contra as LER/Dorts

Melhorar o ambiente de trabalho contra as LER/Dorts

O Dia Internacional de Combate às LER/Dort, nesta terça-feira (28/02), deve servir como reflexão para a necessidade em combater, urgentemente, as Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbio Osteomusculares. Os bancários sabem bem o mal que a doença causa.


A categoria é uma das que mais adoece por causa das condições de trabalho inapropriadas. Os dados do INSS, entre 2012 e 2016, mostram. No total, 89% dos adoecimentos entre bancários e financiários eram causados por transtornos mentais e LER/Dort. Entre 2017 e 2021, o índice subiu para 90%. 


Dos afastamentos não reconhecidos como acidentes, os chamados benefícios comuns, entre 2012 e 2016, as LER/Dort somavam 47% do total. Entre 2017 e 2021, a porcentagem cresceu para 55%. 


Importante destacar que as lesões e distúrbios são um grupo de doenças como tendinite, bursite, mialgias, entre outras que afetam membros superiores, inferiores e a coluna vertebral. 


O crescimento é preocupante. O setor bancário precisa adotar medidas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e menos adoecedor para os funcionários.

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: