Mais um passo para reduzir fila no INSS

Mais um passo para reduzir fila no INSS

Atualmente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui 6,4 milhões de processos com tempo de análise superando 200 dias. Na tentativa de reduzir a fila de espera por perícias, com mais de 1 milhão de pessoas, foi aprovada, na Câmara dos Deputados, proposta que cria o PEFPS (Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social).


O governo Lula tem trabalhado para zerar a fila até o final do ano. Além de buscar a redução do tempo para análise dos processos represados sobre benefícios no INSS, o texto prevê bônus aos servidores com o objetivo de acelerar a análise dos processos. A possibilidade de uso da telemedicina para a perícia também é outra novidade da proposta, que vai agora para o Senado. 


Acabar com a demora para a concessão de benefícios assistenciais e previdenciários é uma medida urgente, pois a atual situação prejudica basicamente os mais pobres. É que um em cada três brasileiros na fila é pessoa com deficiência e de baixa renda. Pelo menos 435 mil pessoas ou 34 aguardam pelo BPC (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência) para receber um salário mínimo mensal, que hoje está em R$ 1.320,00, para se sustentar.

 

Fonte: Movimento Sindical

 

Compartilhe: