Luta pelo fim da sobrecarga na Caixa continua
A luta pelo fim da sobrecarga de trabalho na Caixa não para. A quantidade de novas vagas anunciadas para o próximo concurso público do banco é 4 mil. Ainda insuficiente para suprir a real necessidade dos empregados, especialmente nas agências, para ninguém ficar sobrecarregado e a população ter um melhor atendimento. Por conta disso, o movimento sindical cobrou, através de ofício, que a empresa amplie o número de aprovados.
O déficit de trabalhadores na Caixa é antigo e chega a 20 mil por conta do desmonte promovido nos governo Temer e Bolsonaro. Além de reivindicar ais contratações, as entidades representativas dos bancários lembraram que “com os novos desligamentos que acontecerão por causa do Programa de Demissão Voluntária, este número se torna irrisório”.
A situação também pode piorar. Se houver aumento de adoecimento e afastamento para tratamento de saúde, a redução do quadro efetivo de trabalho é maior, assim como a alta da sobrecarga. Prejuízo para empregados e para toda a população brasileira, que confia no atendimento da Caixa.
No ofício, ainda foi solicitada que, além das 4 mil vagas anunciadas pela instituição financeira, haja contratações suficientes para atingir o teto autorizado pela Sest (Secretaria de Coordenação das Estatais). Está longe do ideal.
Fonte: Movimento Sindical