Janeiro Branco reforça defesa da saúde mental na categoria bancária

Uma importante campanha de conscientização marca este início de 2025. Trata-se do Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Desde 2023, a campanha é reconhecida por lei federal sancionada pelo presidente Lula. Ao longo de janeiro, diversas atividades e ações comunicacionais tomam conta do país pautando a saúde mental. O Movimento Sindical Bancário não ficou de fora da iniciativa, uma vez que a saúde mental é uma preocupação constante na categoria.
A Consulta Nacional feita em 2024, ouvindo quase 50 mil bancários, mostrou que 39% dos participantes usam ou usaram remédios controlados nos últimos 12 meses, como antidepressivos, ansiolíticos e estimulantes. Além disso, conforme números do INSS, em 2022, os bancários representaram 25% dos afastamentos acidentários relacionados à Saúde Mental e Comportamental registrados no Brasil.
Os bancários passam por muito estresse, frustração, assédio moral, pressão por cumprimento de metas e ainda enfrentam o medo da demissão por conta do fechamento de agências bancárias. São fatores que levam as pessoas ao esgotamento.
Fonte : Movimento Sindical.