Itaú, BB, Santander e Bradesco: Quais devem ser os destaques dos “Bancões” no segundo trimestre?
A temporada de balanços para os bancões começa na próxima quarta-feira (24), antes da abertura do mercado, com os números do Santander Brasil.
De um modo geral, não houve grandes mudanças na visão de quais bancos devem se sair melhor, com destaque para o Itaú, enquanto o Bradesco deve voltar a ser o desvio negativo entre os bancões. Por outro lado, Santander pode apresentar gradual melhora enquanto o BB, apesar de apresentar números ainda bastante sólidos, pode registrar alguns pontos de atenção na visão de alguns investidores.
O Goldman Sachs espera que as tendências de melhor rentabilidade continuem para o Itaú e Banco do Brasil, enquanto o Bradesco e o Santander ainda estão “atrasados”, sendo que o banco americano está mais cauteloso com o Santander Brasil do que o consenso.
Do ponto de vista macroeconômico, o JPMorgan vê o crescimento dos empréstimos acelerando gradualmente mês a mês no Brasil, levando a Febraban a revisar sua estimativa para o ano de 2024 para 10% na base anual, com crescimento mais forte do crédito pessoal em comparação com empresas.
Sobre a qualidade dos ativos, o banco pontua que, após alguns meses de melhorias, as taxas de inadimplências (NPLs) parecem ter se estabilizado, pois as famílias permanecem endividadas e as inadimplências das Pequenas e médias empresas (PMEs) ainda estão aumentando. Ainda assim, os investidores parecem mais focados no crescimento e na recomposição das margens, que devem ser monitorados de perto pelo mercado também nas teles.
Fonte: Info Money