Geração de emprego faz a esperança renascer
O Brasil está em grande recuperação desde janeiro. Com a economia finalmente entrando nos trilhos, os brasileiros começam a reingressar no mercado de trabalho. A taxa de desemprego caiu para 7,8% no trimestre encerrado em agosto, o nível mais baixo desde fevereiro de 2015.
Em números, a população desocupada reduziu para 8,4 milhões de pessoas, diminuição de 5,9% em relação ao trimestre anterior e de incríveis 13,2% ante o ano passado.
Já a população ocupada cresceu em 1,3 milhão de pessoas no trimestre. Agora o país tem 99,7 milhões de cidadãos trabalhando.
O país está gerando postos com mais segurança. Houve aumento no número de empregados com carteira de trabalho no setor privado, alcançando 37,25 milhões, o maior desde fevereiro de 2015. A taxa de informalidade ficou em 39,1%.
A população subutilizada caiu 2,2% no trimestre, enquanto a população desalentada, aquela que gostaria de trabalhar, mas não procurou emprego por vários motivos, diminuiu 16,2% em relação ao ano passado.
Outra boa notícia diz respeito ao salário, também em recuperação. O rendimento real habitual foi de R$ 2.947,00. Aumento significativo de 4,6% no acumulado do ano.
Fonte: Movimento Sindical