Funcef e Caixa têm de fornecer dados aos empregados
Diante da falta de informações prévias para serem avaliadas, o movimento sindical enviou ofício à Funcef recusando o convite para reunião nesta sexta-feira (14/06). Na oportunidade, seriam apresentadas propostas da Fundação e da Caixa para o equacionamento dos déficits do plano de pensão REG/Replan, que incluem a retirada de direitos dos participantes.
Os representantes dos empregados do banco destacaram que a ausência de informações inviabiliza a participação efetiva na reunião. Sem os dados e documentos solicitados, não há como analisar nada.
É essencial resolver a situação, pois a proposta deve ser negociada em conjunto com os trabalhadores. Para isto, é necessário ter acesso aos dados. O movimento sindical ressalta que a Caixa deve assumir os pagamentos do contencioso e não repassar os custos para Funcef, o que gerando déficits que são pagos pelos participantes.
Os representantes dos empregados ainda reforçaram que qualquer proposta de redução do equacionamento precisa ser discutida de forma transparente, com a participação efetiva do movimento sindical.
Fonte: Movimento Sindical