Febraban entra no STF contra Americanas
A Federação Brasileira de Bancos protocolou às 13h11 desta quinta-feira (16) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pedido da Americanas de suspender a produção antecipada de provas produzida pelo Bradesco contra a empresa.
É a primeira vez que a principal entidade do setor financeiro brasileiro se posiciona no caso Americanas, que como mostrou a CNN, chegou nesta quarta-feira ao STF.
No pedido, anexado a reclamação das Americanas, a Febraban pede ao STF para entrar como amicus curiae, expressão jurídica que significa que há um terceiro, além das duas partes (no caso Americanas e Bradesco), interessado na causa.
Também pede que todos os pedidos da Americanas sobre a produção antecipada de provas sejam indeferidos e que o sigilo do processo seja levantado.
A entidade deixa claro ainda que pretende que os fatos do caso sejam elucidados —daí a relevância da produção antecipada de provas— e que os responsáveis, sejam eles quem forem, administradores ou controladores, sejam punidos.
Não há interesse da entidade, segundo fontes do STF, de atuar na relação creditícia dos bancos com as Americanas.
Procurada, a Americanas não se manifestou.
Fonte: CNN Brasil