Farmácia Popular: acesso gratuito a 40 medicamentos
Imagina receber um salário mínimo e ter de deixar metade do rendimento na farmácia para comprar remédios para controle de doenças como diabetes. Uma realidade difícil. Mas que milhões de brasileiros agora se veem livres, graças ao Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos para as pessoas em vulnerabilidade social.
Nos primeiros meses do ano, mais de 18 milhões de pessoas retiraram mais de 8,4 bilhões de medicamentos e fraldas através do programa. A rede também cresceu, permitindo o acesso integral à saúde em 811 novas cidades, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste. A abrangência estimada chega a 93% do território nacional.
Criado em 2004, no primeiro governo Lula, o objetivo do programa é complementar a disponibilização de remédios utilizados na atenção primária à saúde. Neste ano, com o relançamento, a oferta cresceu e agora os cidadãos têm disponíveis 40 medicamentos gratuitos para tratamento e controle de doenças como diabete, asma e hipertensão.
Não para por aí. O Farmácia Popular tem subsídio de remédios — com o Ministério da Saúde pagando até 90% do valor de referência tabelado — para doenças como dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. Também inclui anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
Fonte: Movimento Sindical