Evite golpes bancários através de ligações
Os golpes bancários através de ligações telefônicas estão cada vez mais comuns. As pessoas devem sempre ficar atentas e desconfiar quando quem liga alega que trabalha para algum banco e ainda pede acesso ao aplicativo para executar procedimentos de segurança.
Para não cair em fraude, o cliente não deve responder e-mails nem clicar em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que geralmente possuem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança.
Caso a pessoa receba ligação com este tipo de conduta não deve realizar procedimento algum pedido pelo suposto atendente. O recomendado é que ligue para o gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.
Além disso, o cidadão que receber ligação suspeita, deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro aparelho para confirmar a história. As pessoas precisam desconfiar de promessas de vantagens exageradas e jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir negócio’.
Fonte: Movimento Sindical