Encontro Nacional aprova Pauta de Reivindicações que pede INPC mais 5% de ganho real a bancários
A Contec (Confederação Nacional dos Bancários) realizou dias 20 e 21 de junho, o 51º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários, Securitários e Cooperativários, em Uberlândia, Minas Gerais. Os mais de 360 representantes sindicais de todo País puderam aproveitar o evento para trocar experiências, assistir a palestras com temas de interesse da categoria, discutir e aprovar a pauta de reivindicações dos bancários do BB, Caixa, bancos privados e Basa – Banco da Amazônia para a Campanha Salarial 2024.
No primeiro dia, a economista do Dieese, Mariel Angeli, conduziu o painel sobre a conjuntura econômica em 2024, com destaque para o cenário do emprego e desemprego e desafios para o Brasil nos próximos anos. O meio ambiente, a Amazônia, as mudanças climáticas e as ONGs foram o tema central da palestra do Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Aldo Rebelo, liderança muito ligada à pauta. O momento anotou ainda com espaço para perguntas e debates. Por fim, o Setor Bancário foi tratado na palestra apresentada pelo Dr. Adauto Duarte, diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais e negociador da Fenaban.
Ainda no dia 20 de junho houve discussões sobre as pautas de reivindicações das propostas encaminhadas pelas federações filiadas. Os dirigentes deram início aos debates estratégicos de assuntos ao avanço tecnológico na rotina bancária, combate às demissões em massa, melhores condições de trabalho e de vida, além da manutenção de postos de trabalho. As reivindicações estão alinhadas aos interesses de cumprimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
Reivindicações ligadas à saúde, garantia de emprego, data base, homologação de contratos de trabalho na presença do sindicato e demais itens, foram minuciosamente avaliadas durante os debates. Para o presidente da Contec, Lourenço Prado, foram discutidas demandas cada vez mais importantes para a categoria. “Aprofundamos de maneira adequada o debate de muitos temas relevantes e urgentes. Como é o caso da Inteligência Artificial, que é um assunto que deve ser muito debatido durante a campanha salarial, porque a tecnologia não pode vir para tirar nossos empregos e nos desqualificar profissionalmente. A ferramenta tem que ajudar o dono da empresa, mas deve ajudar os empregados”, disse.
Também foi eleita a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN -, que atuará durante a campanha salarial deste ano, e é integrada pelas federações dos bancários N/NE,PB,AL/PE/RN,SP/MS, MG,GO/TO/DF, PR, SC e Delegacia da Contec- RS e SEEBs GO, TO, AM , sob coordenação da Contec.
Durante o encerramento do evento, em sessão solene, o presidente da Federação dos Bancários de Minas Gerais, Alfredo Brandão, homenageou o presidente da Contec, Lourenço Prado, com medalha de mérito unidade. “Senti-me muito lisonjeado e honrado pela comenda. Agradeço pelo gesto aos companheiros de longa data,” completou Prado.
Diretores do Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região que participaram do Encontro
AUMENTO REAL DE 5%
Na questão das cláusulas econômicas, o Encontro Nacional aprovou a reivindicação do INPC mais 5% de aumento real. Em relação ao tíquete alimentação, 13ª cesta alimentação e auxílio creche/babá, INPC mais 12% de ganho real. E foi aprovada a manutenção, por dois anos, de todas as cláusulas constantes na atual convenção coletiva de trabalho (Fenaban) e acordos do BB e da Caixa.
ENTREGA DAS PAUTAS HOJE
Nesta quarta-feira (26), às 14 horas, na sede da Fenaban, em São Paulo, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec vai entregar as pautas de reivindicações dos bancos privados, do BB e da Caixa.
Download das minutas abaixo
DOWNLOADS
bb-pauta-de-reivindicacoes-uberlandiapdf.pdf
caixa-minuta-2024-uberlandiapdf.pdf
fenaban-pauta-de-reivindicacoes-2024-2026pdf.pdf
Fonte: SBPNR com informações do Movimento Sindical