Empregados da Caixa cobram PLR Social correta
O movimento sindical enviou novamente ofício à Caixa solicitando que a PLR Social seja vinculada ao desempenho exclusivamente de indicadores sociais e paga em sua integralidade. Os sindicatos também querem que o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados seja antecipado para esta sexta-feira (15/09). O banco havia anunciado para o próximo dia 20.
A antecipação é justa. A Caixa é um banco público que executa as políticas do governo federal. A demanda é alta e quem dá conta do trabalho diariamente são os empregados, que trabalham muitas vezes sobrecarregados, por conta do déficit de pessoal, e em condições inadequadas. Ainda assim garantiram o lucro para a empresa de R$ 4,5 bilhões no primeiro semestre deste ano.
Outro pedido do documento é uma mesa de negociação para esclarecimentos e disponibilização da memória de cálculo da PLR, além da discriminação dos valores que serão pagos. Desta forma será possível a aferição do cumprimento da cláusula 12ª, parágrafo sexto, do Acordo Coletivo de Trabalho, que estabelece o percentual de adiantamento de até 50% do valor devido a cada empregado, considerando o lucro do primeiro semestre de 2023.
Fonte: Movimento Sindical