Em reunião com a Comissão dos Empregados, Caixa apresenta novo formato do Programa de qualidade de vendas (PQV)
Os representantes da Comissão Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal/Contec, sob a coordenação de Carlos Roberto Rodrigues, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, representando a Feeb/PR e seus sindicatos filiados, reuniram-se com o vice-presidente de Pessoas, Dr. Sergio Eduardo Arbulu Mendonça, e vários segmentos gerenciais da Caixa, para conversar sobre o PQV no seu novo formato com alterações.
Em nome do presidente da Contec, Dr. Lourenço do Prado, o diretor da Contec, Carlos Castro, parabenizou a Caixa pela volta da Vice-Presidência de Pessoas, lembrando que é e será um marco histórico, que facilitará a proximidade das relações entre a empresa, empregados e entidades representativas.
Na oportunidade, a Comissão dos Empregados apresentou alguns pontos importantes que vêm sendo objeto de preocupação por parte dos empregados da
Caixa, visando aprimorar a relação das partes, para que se avalie os seguintes destaques:
• situação precária dos sistemas caixa;
• atenção aos pedidos de transferências registrados no MOVIMENTA antes que se faça as nomeações dos 800 empregados que serão contratados;
• solução para os empregados caixas e tesoureiros substitutos e minutos;
• retorno das GIPES para um melhor atendimento;
• diálogo sobre as alterações no tocante a possível reestruturação;
• participação dos empregados não saldados (REG/REPLAN) nos Processos Seletivos Internos (RH 183);
• abertura de diálogo com a categoria sobre a Funcef, lembrando das resoluções que permeiam a possibilidade de mudanças negativas para os empregados.
PROGRAMA DE QUALIDADE DE VENDAS
A apresentação pela Caixa do novo formato do PQV – Programa de Qualidade de Vendas trouxe novidades e alterações importantes que foram apreciadas pelos representantes dos empregados. Um deles é a necessidade de melhoria do processo, que tem impactado na não valorização do empregado, aliado a insegurança do trabalho efetivo. Para a empresa, esse formato propiciará um melhor acompanhamento/monitoramento das vendas por parte dos empregados, com possibilidade de aprimoramento de forma democrática, reduzindo as possibilidades das avaliações negativas que vem ocorrendo.
Para a representação Contec, ficaram algumas proposições e questionamentos para serem refletidos pela Caixa, tais como:
1) a ausência do feedback deverá vir como ponto positivo e uma mudança de paradigma;
2) será preciso avaliar dia a dia os novos critérios de pontuação, que apesar de algumas alterações na forma de abordagem ao empregado, passam a ter índices superiores, o que poderá advir de possíveis prejuízos nas avaliações;
3) foi questionado sobre a necessidade da última faixa de 115 a 120 pontos, considerando que, procurando-se a excelência, pode-se alcançar a exaustão no processo (time de vendas), o cansaço, a concorrência que, muitas vezes, não é produtiva, com objetivos voltados aos PSIs, o que acaba descaracterizando e ocultando a real capacidade de tornar normal a realidade do trabalho na sua continuidade, bem como nas promoções. São pontos que podem acarretar no futuro um stress e a não capacidade real de manter o status de pontuação, ocasionando em prejuízos para ambas as partes,
4) solucionar os apontamentos dos gestores no tocante a qualificação das vendas, sejam capitalização, cartões, que têm gerado desconforto aos empregados. Um dos pontos trazidos à reunião foi a possiblidade de finalizar as vendas de forma manual, e não pelas vias SMS, e-mail, para determinado segmento, considerando a possibilidade de descontinuidade da venda por falta de informação, acesso, etc.
Por último, a Caixa informou que o PQV não terá nenhum impacto nos critérios de promoção por merecimento.
As conversações continuam nas próximas reuniões de forma a buscarmos juntos, cada vez mais, a melhoria contínua nos processos e sistemas da Caixa, para que os empregados tenham de fato o reconhecimento pelo que fazem.
Fonte: COMISSÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS CAIXA/CONTEC