Em meio a tarifaço, Brasil se mostra soberano

Em meio a tarifaço, Brasil se mostra soberano

As agressões do presidente dos EUA, Donald Trump, como o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros, têm feito o Brasil acelerar e prospectar novos mercados, ampliando a presença em outros países.
 

Recentemente, o país registrou uma conquista histórica, de 403 novos parceiros comerciais, o que reforça a resiliência e a estratégia assertiva do governo Lula a proteger a soberania nacional e expandir a participação no comércio mundial.
 

Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, em 2023, o Brasil tem se recolocado no cenário global. Resultado de um trabalho articulado e contínuo. Segundo o governo, destacam-se a exportação de sorgo e gergelim para a China, farinha de aves para a Indonésia, carnes bovina e suína para diversos países como Vietnã, México e República Dominicana. 
 

Mais de 80 mercados foram abertos para proteínas animais, mais de 30 para o setor de reciclagem animal e mais de 20 para frutas brasileiras. Fruto de uma estratégia de diversificação de parcerias comerciais, em resposta às ações autoritárias, como o tarifaço, que é mais um exemplo de como a lógica imperialista busca fazer com que países periféricos sigam em posição subalterna nas cadeias globais. 

Fonte: Movimento Sindical
 

 

Compartilhe: