Em média, cada brasileiro possui seis contas bancárias, diz pesquisa
O número de contas bancárias ativas por brasileiro aumentou 71% em três anos e o maior motivador para escolher uma instituição principal é a ampla oferta de serviços, segundo o Ranking idwall de Experiência Digital, em São Paulo. O número médio de contas bancárias por pessoa passou de 3,5 em 2020 para seis em 2023.
Após esse salto de aberturas de desde 2020, o grande desafio dos bancos é fidelizar os clientes, avalia o diretor de receita da idwall, Rafael d’Ávila. “Um ano atrás esse número era de 5,4 contas (em média). Parece pouco, mas é um aumento de 11% (para seis). Quando os bancos digitais começaram a aparecer, o grande desafio era ganhar uma base de clientes, e com isso aconteceu toda a sorte de problemas, como abertura de contas com dados vazados. Hoje o desafio é como monetizar essa base e garantir que seja rentável”, diz.
Dos 5,6 mil entrevistados, 18,18% afirmam que a oferta de produtos é o que os fazem definir uma conta como principal, seguido de melhor experiência com o banco (17,6%), melhor atendimento (16,66%) e maior de sensação de segurança com o banco (16,04%).
Fonte: Valor Investe