Diversidade e Integridade marcam cerimônia de lançamento de novo Estatuto e Programa de Enfrentamento ao Assédio Sexual da Caixa

Diversidade e Integridade marcam cerimônia de lançamento de novo Estatuto e Programa de Enfrentamento ao Assédio Sexual da Caixa

O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, participou, nesta terça-feira (6/5), da cerimônia de divulgação do novo Estatuto Social da CAIXA e do lançamento do Programa de Enfrentamento ao Assédio Sexual, realizada no Teatro da CAIXA Cultural, em Brasília (DF).

O presidente da instituição, Carlos Vieira, os diretores da CAIXA, a representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Maria de Lourdes Lopes — conhecida como Lurdinha —, Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, discursaram durante o evento, que contou com a participação de cerca de 400 empregados e foi transmitido para toda a rede da CAIXA.

Durante sua fala inicial, Carlos Vieira agradeceu a presença da CONTEC e das entidades sindicais, destacando a importância do apoio das representações laborais neste momento da instituição.

Novo Estatuto Social

O principal objetivo da cerimônia foi apresentar a nova versão do Estatuto Social da CAIXA, que reforça os mecanismos de governança e alinha a instituição às melhores práticas do mercado. O documento atualiza dispositivos legais e regulamentares, promovendo a inclusão e ações afirmativas — como a exigência de pelo menos 30% de mulheres em cargos de direção —, contribuindo para o combate às desigualdades de gênero.

“O novo Estatuto da CAIXA representa um marco de transformação e inovação, indispensável para enfrentarmos os desafios do ambiente regulatório, do mercado atual e das crescentes exigências por fortalecimento da governança. Há muito tempo não era realizada uma reformulação tão ampla. Essas mudanças não são apenas normativas; elas refletem o compromisso da CAIXA com a transparência, a eficiência e a inclusão, reforçando nosso papel como instrumento de políticas públicas e desenvolvimento para toda a sociedade”, enfatizou o presidente da CAIXA, Carlos Vieira.

Em sua fala, Carlos Vieira destacou o pioneirismo do novo Estatuto ao promover a diversidade na gestão executiva da CAIXA: “Esse é um dos pontos mais relevantes, pois assegura que pelo menos um terço dos cargos de direção seja ocupado por mulheres, garantindo representatividade de gênero. Essa iniciativa fortalece uma gestão mais plural e inclusiva, refletindo a potencialidade das mulheres na construção da CAIXA e em suas trajetórias profissionais. Elas têm muito a contribuir para o sucesso da nossa instituição e do Brasil. Que essa medida sirva de exemplo para outras organizações do país.”

Enfrentamento ao Assédio Sexual

Durante a cerimônia, também foi lançado o ‘Programa de Integridade’, de Enfrentamento ao Assédio Sexual, uma iniciativa voltada ao combate à violência de gênero na instituição. O programa tem como objetivo promover ações permanentes de conscientização entre os empregados e reforçar os valores do Planejamento Estratégico 2025/2030, especialmente o princípio de que ‘Nossa Integridade é Inegociável’.

Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, elogiou a iniciativa da CAIXA no combate ao assédio sexual e na valorização da força feminina dentro da instituição. Durante sua fala, ela também apresentou o programa desenvolvido em sua empresa voltado à promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo.

“A mulher já deu um salto muito grande, e o que precisamos agora é, cada vez mais, colocar mais mulheres e mais pessoas negras em posições de destaque. O Brasil é feito por esses dois grupos, e os outros 50% também precisam defender essas causas. Já alcançamos os 30% na CAIXA, agora a meta é 50%”, afirmou a empresária, reconhecida por seu engajamento em causas sociais. “Considero inadmissível qualquer forma de violência contra a mulher. Luto todos os dias contra isso no grupo Magazine Luiza”, completou.

CONTEC Presente

“Foi uma grande satisfação para CONTEC participar deste momento tão simbólico para a CAIXA e para todos que defendem um ambiente de trabalho ético, seguro e inclusivo. A divulgação do novo Estatuto Social e o lançamento do Programa de Enfrentamento ao Assédio Sexual representam um avanço concreto na valorização das pessoas e no compromisso com a integridade”, enfatizou Lourenço Prado, presidente da CONTEC.

Prado também elogiou de forma especial a iniciativa de garantir a participação mínima de 30% de mulheres em cargos de direção: “Trata-se de uma medida afirmativa que aponta para um futuro mais justo e igualitário”.

Fonte: CONTEC

Compartilhe: