Disparam denúncias de violência contra o idoso
Crescimento foi de 97% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2022. Retomada na divulgação do Disque 100, canal de denúncias sucateado por Bolsonaro, pode estar ligado ao aumento
O Brasil registrou um aumento preocupante no número de denúncias de violência contra idosos entre janeiro e março. O crescimento foi de 97% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério de Direitos Humanos. Em números passaram de 102,8 mil para 202,3 mil.
A retomada na divulgação do Disque 100, canal de denúncias esquecido e sucateado por Bolsonaro, pode estar ligado ao aumento das ocorrências. Nos últimos quatro anos, o governo desmotivava e dificultava o acesso das pessoas idosas ao serviço.
É importante destacar que a violência contra o idoso uma violação dos direitos humanos e um problema grave que afeta milhares de brasileiros. A denúncia é fundamental para proteger as vítimas e garantir a punição dos agressores.
O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas anonimamente de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.
Fonte: Movimento Sindical