Dinheiro público no show da Madonna para celebrar 100 anos do Itaú
A prefeitura do Rio de Janeiro vai patrocinar a festa de aniversário de 100 anos do banco Itaú Unibanco. Parte das celebrações do centenário da instituição privada será um show da Madonna na Praia de Copacabana, agendado para o dia 4 de maio e que será aberto ao público.
Na última segunda-feira (8), o Diário Oficial do município carioca publicou o patrocínio de R$ 10 milhões da prefeitura do Rio. Quem receberá a bolada será a Bonus Track Entretenimento Ltda, que organiza o espetáculo.
A cantora pop é garota propaganda do Itaú, assim como Fernanda Montenegro, Ronaldo Fenômeno e Jorge Benjor.
Dinheiro público é problema de todos os brasileiros
O patrocínio com verba pública para uma festa de aniversário de um banco privado tem gerado vários questionamentos, muitos deles pelas redes sociais.
Como o que foi feito neste sábado pelo jurista Pedro Serrano em uma postagem no X (antigo Twitter).
"A Prefeitura do Rio aportar 10 milhões num show de Madona para comemorar o centenário do Itaú, banco que lucra bilhões há muito tempo , me parece algo desprovido de sentido. Estamos num país onde cerca de 30% da população passa fome e metade está em insegurança alimentar", escreveu Serrano.
Justificativa econômica para patrocínio milionário
Na manhã deste sábado (13), a prefeitura divulgou um estudo em que busca justificar o alto valor investido na apresentação. Em um texto publicado no site oficial, o executivo municipal carioca afirma que o show da cantora Madonna "irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio".
Esses dados apresentados pela prefeitura estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea.
O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado.
Segundo a organização do evento, informa a prefeitura, o público estimado é de pelo menos um milhão de pessoas, entre cariocas e moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros.
Para o fim de semana do show, prossegue o texto, vai haver muitos voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na rodoviária, bem como uma forte ocupação hoteleira. Em alguns bairros, como Copacabana, local do show, a ocupação deve ficar perto dos 100%.
"O Rio continua na agenda internacional de grandes eventos, o que impacta diretamente a economia da cidade. Em 2023, o resultado foi significativo, com muitos cariocas e turistas aproveitando o calendário intenso de eventos culturais e de negócios. Em 2024 não está sendo diferente, por isso esperamos grande movimentação na economia e a continuidade do impacto positivo do setor", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Chicão Bulhões.
A pesquisa da Prefeitura estimou um aumento da arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) de 20%, em comparação com maio de 2023, de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas, que são bastante impactadas positivamente por grandes eventos.
Com isso, espera-se que em maio de 2024 a arrecadação de ISS desses setores seja de R$ 60,9 milhões, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Ou seja, com base nesses dados, o investimento público para o show da Madonna pode ser retornado para a Prefeitura, na mesma magnitude, com aumento da arrecadação de impostos.
Com base em dados da organização do evento, compilados pela Secretaria de Turismo, a exposição na mídia internacional do show da Madonna no Rio, após o anúncio oficial, alcançou em termos publicitários US$ 43,9 milhões – o equivalente a R$ 217,6 milhões (mais de 20 vezes o investimento da Prefeitura). Isso quer dizer que a Prefeitura do Rio, caso fizesse uma campanha de publicidade na imprensa internacional, teria que gastar mais de R$ 200 milhões, conquistados, espontaneamente, com a oficialização do show.
"O show gratuito da Madonna em Copacabana tem um impacto gigantesco para nossa cidade. Com certeza este será um dos maiores eventos de visibilidade internacional do Rio, movimentando nossa economia, atraindo turistas do Brasil, da América Latina e do mundo todo. É com enorme alegria que receberemos de braços abertos todos os turistas para, juntos com os cariocas, dançarmos na areia da praia mais famosa do mundo", destacou a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia.
O estudo afirma ainda que, com base em uma pesquisa da FGV sobre o Réveillon 2018, o ticket médio do turista brasileiro é de R$ 491 por dia; do turista estrangeiro, R$ 561. E do carioca e morador da Região Metropolitana do Rio é de R$ 127. O impacto total na economia do Rio seria de R$ 293,4 milhões, com os gastos do público.
Apesar de apresentar todos esses números com potencial positivo para a economia do município, a Prefeitura do Rio não explica o porquê um banco do porte do Itaú Unibanco, que registrou lucro líquido de R$ 35,6 bilhões no ano passado, um aumento de 15,7% em relação ao resultado de 2022, precisa de recursos públicos para celebrar o aniversário de 100 anos.
Fonte: Forum