Dia do Doador de Sangue alerta para importância do ato
Uma única doação de sangue pode salvar até três vidas. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade global da ação de solidariedade, nesta quarta-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data também é uma homenagem a quem doa.
O sangue é fundamental para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida e apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Além de ser essencial em tratamentos de desastres naturais, acidentes, conflitos armados e também nos cuidados maternos e neonatais.
Infelizmente, o acesso a sangue seguro ainda é um privilégio de poucos. A grande parte dos países de baixa e média renda luta para disponibilizar, já que as doações são baixas e os equipamentos para testar, escassos. No mundo, 42% do sangue é coletado em países de alta renda que abrigam só 16% da população global.
No Brasil, o número de doadores é baixíssimo. Apenas 1,4% da população doa sangue regularmente nos hemocentros do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme dados do Ministério da Saúde. Em números, só 14 em cada mil habitantes têm o hábito.
A doação de sangue é capaz de salvar vidas. Entre os requisitos para doar estão a necessidade de ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50kg e estar bem de saúde. Para mais informações e endereços de hemocentros é só acessar o site do Ministério da Saúde.
Fonte: Movimento Sindical