Democratização da comunicação é desafio de Lula
Um dos grandes desafios do governo Lula é avançar na democratização da comunicação e fortalecer as mídias alternativas. Entidades da sociedade civil, profissionais da área e ativistas têm se movimentado com propostas para garantia de universalização dos serviços de internet, via o desenvolvimento de políticas públicas para garantir o acesso universal, significativo e de qualidade para todos, com preços acessíveis e sem limitação de franquia de dados móveis.
As propostas foram entregues a membros da transição governamental. O documento busca ainda a recuperação da autonomia do caráter público e fortalecimento da EBC, empresa pública federal que sofreu desmonte por parte de Temer e Bolsonaro. Infelizmente, a censura de diversas emissoras de rádios vinculadas à Empresa Brasil de Comunicação se tornou comum.
A ausência de uma comunicação democrática no Brasil contribuiu para o que ocorreu nos últimos seis anos, e que agora precisa ser revertido. O país passou a vivenciar uma sequência de ataques a jornalistas, comunicadores e meios de comunicação por parte do governo. Uma intensificação das violações à liberdade de expressão. A mudança é urgente.
Fonte: Movimento Sindical