Democracia: o mundo precisa. Mais do que nunca
Nesta sexta-feira (15/09), em todo o mundo é celebrado o Dia Internacional da Democracia, uma data que destaca os princípios fundamentais da governança democrática e promove a participação ativa dos cidadãos na tomada de decisões políticas.
A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2007, como parte dos esforços para promover e consolidar sistemas democráticos em todo o mundo. Também para marcar o aniversário da primeira Assembleia Geral da ONU, em 1948, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada.
No entanto, a desigualdade socioeconômica também lança uma sombra sobre a democracia. Quando uma ínfima elite detém a maior parte do poder e dos meios de produção, as vozes das camadas mais vulneráveis da sociedade são frequentemente abafadas, muitas vezes por meio da fraude e da violência. A participação democrática eficaz requer acesso igualitário à educação, saúde e oportunidades econômicas.
Brasil
No Brasil, a luta em defesa da democracia é mais urgente do que nunca, pois voltou a amargar crescente ameaça à constitucionalidade, com a ascensão da extrema direita fascinazista, que busca minar as liberdades e direitos.
Nos últimos anos, o país testemunhou tentativas de golpe e ataques à ordem democrática, com a volta da fome e o aumento das desigualdades, liderados por Jair Bolsonaro e aliados. A importância de uma democracia forte é preponderante. É o alicerce de uma sociedade justa, onde todos têm voz e direitos assegurados.
Fonte: Movimento Sindical