Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda estará disponível nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (1), contribuintes com conta GOV.BR nos níveis prata ou ouro já poderão acessar a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida diretamente no site ou aplicativo da plataforma. A informação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo desenvolvimento do GOV.BR.
Segundo o MGI, a expectativa é que 57% das declarações entregues em 2025 – de um total estimado de 46,2 milhões – sejam realizadas com a nova funcionalidade. A ferramenta vem se consolidando como principal recurso de facilitação para o preenchimento do IR: em 2022, era utilizada em apenas 7% dos casos, índice que saltou para 41% em 2024.
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, afirma que a iniciativa está alinhada com os princípios de um governo digital eficiente. “O login da plataforma e a integração de outros sistemas públicos a ela garante a segurança dos dados e facilita a vida das pessoas”, explicou Mascarenhas.
Com o modelo pré-preenchido, o cidadão revisa as informações que já constam na base da Receita Federal, em vez de preencher tudo manualmente. Isso reduz erros, acelera a entrega e simplifica o processo. No entanto, ainda é necessário complementar eventuais lacunas e atualizar dados, sempre com os documentos comprobatórios em mãos.
Entre as novidades da ferramenta neste ano, estão a inclusão automática de informações sobre contas bancárias mantidas no exterior – tanto em bancos tradicionais quanto em fintechs – fornecidas por instituições estrangeiras à Receita Federal. Também foi eliminada a exigência de preenchimento de alguns campos, como o do título de eleitor.
A opção pelo modelo pré-preenchido pode beneficiar o contribuinte na fila da restituição. Embora os critérios legais e a data de entrega continuem sendo os principais fatores de priorização, quem opta pelo preenchimento via GOV.BR e escolhe receber a restituição por Pix pode avançar na ordem de pagamento.
Para garantir a segurança dos dados, Mascarenhas alerta que a senha da conta GOV.BR é pessoal e intransferível. “A conta é individual e permite que cada pessoa faça uma série de ações como abrir contas bancárias, pegar empréstimos e até transferir carros”, enfatizou. O GOV.BR conta atualmente com mais de 165 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais, como a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira de Trânsito Digital e a Assinatura Eletrônica GOV.BR.
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro. A conta Prata pode ser obtida por reconhecimento facial com base na foto da CNH ou por meio da validação de dados em um dos 14 bancos credenciados.
A conta Ouro, por sua vez, oferece acesso total a serviços públicos digitais e exige reconhecimento facial com base em dados da Justiça Eleitoral, QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de certificado digital compatível com a ICP-Brasil. Para mais informações sobre sua conta, o acesso é feito em www.gov.br/conta.
Contribuintes que não fazem a própria declaração podem autorizar terceiros a acessarem a versão pré-preenchida por meio do site ou aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. Nesse caso, é possível conceder autorização vinculada ao CPF ou CNPJ do responsável, evitando o compartilhamento da senha pessoal do GOV.BR.
Fonte: Brasil247