CONTEC e Santander discutem reestruturação e garantias trabalhistas
A CONTEC e representantes do Santander estiveram reunidos na última quinta-feira (7), em São Paulo. Em pauta, a participação dos sindicatos em decisões importantes do banco, reestruturação de carreiras e garantias trabalhistas. Além da segurança jurídica e da opção de contratação de funcionários na modalidade de pessoa jurídica, em detrimento de contratações CLT.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, apontou que esta tendência pode prejudicar a estabilidade e os direitos dos trabalhadores. “É preciso ficar atento a essa opção do banco por pessoas jurídicas, é um movimento arriscado e prejudicial para as carreiras dos bancários. Seguimos cobrando esclarecimentos e conversando com os representantes do Santander”, completou.
Casos específicos de bases sindicais, como Cachoeira do Sul e Santa Maria, também foram debatidos. Além disso, Fabiana Ribeiro anunciou sua futura aposentadoria e a transição do cargo para Marcelo Couto, também presente na reunião. O novo integrante da mesa negocial é veterano do banco, com mais de 30 anos de experiência.
Por fim, a CONTEC reafirmou a importância da adaptação dos bancários às novas mudanças operacionais nas carreiras. Evidenciando o compromisso mútuo de debate das condições de trabalho e defesa dos trabalhadores, para o fortalecimento de um ambiente justo e equitativo.
Fonte: CONTEC