Consciência sobre desigualdade cresce entre brasileiros
Uma pesquisa realizada pelo instituo Ipsos, especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, entre janeiro e fevereiro de 2023, aponta que a preocupação dos brasileiros com a desigualdade social supera a preocupação com a inflação.
A pobreza e a desigualdade lideram o ranking de aflições dos brasileiros (43%). Apenas 27% relataram que tem preocupação com a inflação. Além disso, as angustias estão relacionadas à saúde, violência, corrupção e desemprego.
O levantamento revela o agravamento da crise econômica e social no país nos últimos anos, que tem deixado milhões de pessoas desempregadas ou em condições precárias de trabalho e renda, impulsionadas por cortes em programas sociais e incentivos fiscais para os mais ricos.
A percepção dos brasileiros é um sinal de que a população está cada vez mais consciente dos problemas estruturais do país e dos problemas que persistem na sociedade brasileira, cobrando políticas e ações concretas, que visem a redução da desigualdade social e o fortalecimento da democracia.
Fonte: Movimento Sindical