Começa o 51º Encontro Nacional que vai definir a pauta de reivindicações dos bancários

Começa o 51º Encontro Nacional que vai definir a pauta de reivindicações dos bancários

Foi aberto na noite de ontem (19) e prossegue até esta sexta-feira (21), em Uberlândia (MG), o 51º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais, Securitários e Cooperativários - Planejamento das Campanhas Salariais de 2024, de forma presencial. O evento é realizado pela Contec (Confederação Nacional dos Bancários) e vai discutir e definir a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial do biênio 2024/2025.

A minuta resultará deste Encontro Nacional e será o documento-base para a Contec negociar as reivindicações da classe com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no caso dos bancos privados, e com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A pauta terá como base as propostas debatidas nos encontros regionais e interestaduais promovidos pelas federações e pelos sindicatos filiados à Contec em todo País.

Para garantir êxito nas negociações, é fundamental que a categoria esteja em elevado nível de mobilização, unificada e disposta a lutar com todas as forças e armas pela pauta de reivindicações. Até porque, o sistema financeiro, disparadamente o setor mais lucrativo da economia brasileira, tem plenas condições de atendê-la.
 

Ano passado, somente os quatro maiores bancos em operação no Brasil - Itaú, Bradesco, BB e Caixa - lucraram juntos R$ 144 bilhões. É muito dinheiro, portanto têm plenas condições de repor as perdas do período, dar 5% de aumento real, manter os empregos, elevar a PLR, os vales alimentação e refeição, além das demais demandas prioritárias da categoria, como fim das metas abusivas, dos assédios moral e sexual.

Como todos Sindicatos estão representados pelos seus Diretores, os de  Ponte Nova e Região, estão presentes a este Encontro, os Senhores: José Carlos Barbosa Silva, Valéria Ferreira de Oliveira e Cezar Augusto Reis.

Fonte: SBPNR com informações do Movimento Sindical

Compartilhe: