Centrais sindicais criticam mudanças no Conselho Nacional de Previdência Social

Centrais sindicais criticam mudanças no Conselho Nacional de Previdência Social

Centrais sindicais divulgaram nesta segunda-feira (26) uma nota crítica à decisão anunciada pelo Ministério da Previdência Social, que destituiu do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) conselheiros de entidades que representavam aposentados e pensionistas. De acordo com o ministério, é necessário proteger a imagem do conselho, por conta das investigações que envolvem algumas dessas entidades. Sindicalistas afirmaram que a determinação é "inaceitável" e "sem qualquer justificativa formal". 

De acordo com a coluna Painel, dirigentes de seis centrais assinaram o documento: CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores).

"Não houve qualquer notificação formal, publicação de ato normativo ou exposição de motivos. O ministério limitou-se a comunicar por telefone a decisão —um gesto de desprezo pelas representações legítimas da classe trabalhadora", apontou o documento, acrescentando que a iniciativa do ministério ocorreu "sem o mínimo respeito institucional".

Fonte:Brasil247

 

Compartilhe: