CCT garante aumento real aos bancários neste mês
Sob um cenário político e econômico desafiador, os bancários garantiram na campanha salarial de 2022 aumento real de 0,5% neste ano e a manutenção de todos os direitos garantidos pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) até 31 de agosto de 2024. A porcentagem do reajuste depende agora só da divulgação da inflação, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Mas, como a data-base da categoria é 1º de setembro, os salários deste mês já serão mais gordos. O índice também será aplicado nos vales alimentação e refeição e PLR. Por falar em Participação nos Lucros e Resultados, os bancários também vão receber até o dia 30 deste mês a primeira parcela da PLR. O restante vem em 2024.
A convenção coletiva tem ainda outras conquistas, como ajuda de custo aos trabalhadores em trabalho remoto. Pais com filhos pequenos ou com deficiência têm prioridade. O acordo ganhou ainda uma nova cláusula para combater o assédio sexual nos bancos, treinamento preventivo para gestores e empregados. As entidades sindicais agora debatem a participação no canal de denúncias e o acompanhamento dos casos pela comissão de diversidade.
Outros temas abordados incluem assédio moral, complementação do auxílio-doença e segurança bancária, com a criação de grupos de trabalho bipartites para acompanhar o cumprimento das cláusulas e avaliar estatísticas relacionadas à segurança bancária.
Fonte: Movimento Sindical