Cartão de crédito é o principal vilão nas dívidas
Apesar das melhorias na economia, 67% dos brasileiros estão endividados e 31% afirmam ter muitas dívidas. Quem tem renda de até dois salários mínimos possui mais dívidas e 72% destes estão endividados e 38% estão muito comprometidos.
O grande vilão é o cartão de crédito, com 31% dos débitos, seguido por prestação de imóvel ou financiamento (14%), empréstimos (11%) e prestação de veículo (5%). Pesquisa Genial/Quaest mostra que 2% estão pendurados no cheque especial.
Outra constatação é que 46% comprometem mais de 50% dos rendimentos mensais para pagar os débitos, enquanto que outros 22% afirmam que o valor varia entre 21% e 50% da renda. Quando questionados sobre a dificuldade para quitar as dívidas, 46% disseram que pagam com muita dificuldade, 34% alegaram ter pouca e 19% não têm nenhuma.
O levantamento também revelou que 56% dos brasileiros já tiveram o nome no SPC/SERASA, sendo que desses 51% não conseguiram pagar os débitos e limpar o nome. Entre os limparam, 49% levaram mais de um ano, 16% levaram um ano e outros 34% conseguiram em até seis meses. No total, 37% afirmaram ter renegociado a dívida com o banco para pagar um valor mais baixo, 25% tentaram negociar para pagar com prazo maior, 8% cortaram despesas para juntar dinheiro e só 6% alegaram pagar normalmente.
Fonte: Movimento Sindical