Campanha Salarial-FENABAN: Nova reunião acontecerá em 25 de Julho
A mesa de negociação da CONTEC se reuniu nesta quinta-feira, com os representantes da FENABAN, para debater as cláusulas de Proteção ao trabalho da Mulher e Saúde, Segurança e Previdência Complementar da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2024. Apesar de respeitoso o debate, não houve avanços durante a rodada de negociações.
Durante o início dos trabalhos, o presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado, ressaltou a importância do debate e dos assuntos presentes na pauta. Sobre a Segurança Bancária, o coordenador da mesa da FENABAN, Adauto Duarte, destacou a redução do número de assaltos à agências bancárias e caixas eletrônicos. A CONTEC, no entando, solicitou a renovação da cláusula que trata do assunto e disse estar atenta a qualidade de vida dos trabalhadores em agências.
Sobre as normas da previdência, os representantes dos bancários registraram que a emissão de CAT tem sido bastante criteriosa e pediram o aperfeiçoamento da cláusula. Os representantes dos bancos disseram que não há necessidade de ajuste, alegando que o foco deve ser saúde, e não burocracia. O Negociador da FENABAN insistiu em aprofundar a discussão, com foco na saúde. As discussões sobre pautas importantes como o Tratamento de Doença e Acidente Relacionado ao Trabalho, Abandono de Falta por motivo de doença de filho, Licença para Acompanhamento de Pessoas da Família por Motivo de Doença e Abono de Faltas aos Trabalhadores com Deficiência, o negociador da FENABAN pediu adiamento do debate.
A respeito da cláusula como Políticas de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, a FENABAN nega sob alegação de que temos que tratar das matérias que surgirem, na medida que surgirem, independente de normatização. Por fim, foi discutida a cláusula Planos de Previdência Complementar, que depois do debate, a FENABAN se comprometeu a analisar e responder.
Ao todo, nestas 4 rodadas de negociação, realizadas nos dias 26/06, 02, 11 e 18/07/2024, já foram debatidas 23 Cláusulas Sociais; 21 Cláusulas de Proteção ao Trabalho da Mulher e 15 Cláusulas de Saúde, Segurança e Previdência Complementar.
Avaliação
Avaliamos que embora não tenha havido progresso relevante na negociação desta quinta-feira, houve balizamentos claros no sentido de resposta positiva antes do fim de agosto vindouro.
Os Sindicatos orientam os bancários que permaneçam mobilizados durante a marcha de negociações. A Comissão dos Trabalhadores segue empenhada nos debates de todas as cláusulas presentes na Mesa de Negociação, para que assim, conquiste os direitos e garantias para a categoria.
Uma nova reunião de negociação está marcada para o dia 25 de Julho de 2024, às 8 horas, em São Paulo-SP.
Fonte: CONTEC