Caixa retoma negociações sobre Jornada para PcD

Caixa retoma negociações sobre Jornada para PcD

A Caixa retoma, nesta segunda-feira (17/06), as negociações sobre a redução da jornada para PCDs, pais, mães ou responsáveis por pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista (PcDs/TEA). A última reunião, marcada para o dia 24 de maio, foi cancelada pelo banco na véspera, demonstrando a falta de compromisso. Empregados cobram o direito há mais de um ano. 


Nas reuniões anteriores, a Caixa apresentou propostas insuficientes, misturando trabalhadores com deficiência, pais/mães de PcD e demais empregados. A proposta incluía redução de 15% da jornada e tentava acrescentar compensações sem relação com o tema, como a transformação das Apips (Ausências Permitidas para Tratar de Interesse Particular) em horas de todo o quadro de pessoal.


A empresa também sugeriu aumento no prazo de compensação de horas para oito meses, com possibilidade de desconto do saldo negativo usando as Apips. Isto não resolve o problema histórico do saldo negativo no banco. A prioridade do trabalho remoto para PcD e ou responsáveis é uma reivindicação antiga ignorada pela instituição financeira.


Outro ponto crucial é a questão dos custos da escola inclusiva para filhos com deficiência, que deveriam ser assumidos pela Caixa e não pelo plano, o Saúde Caixa. A postura do banco mostra a falta de sensibilidade e compromisso com os empregados que enfrentam desafios adicionais. É urgente que seja apresentada propostas concretas e justas.

 

Fonte: Movimento Sindical

Compartilhe: