Caixa prevê oferta de serviços bancários por parceiros em 2026

Caixa prevê oferta de serviços bancários por parceiros em 2026

A Caixa Econômica Federal lançou edital para estruturar uma tecnologia de BaaS (banco como serviço, na sigla em inglês), que permitirá a parceiros comerciais oferecer serviços de abertura de conta digital, cartão de crédito, empréstimos e transações monetárias usando a infraestrutura do banco.

O edital prevê a contratação de uma empresa que vai construir e operar a infraestrutura de BaaS da Caixa, conectando o banco a seus parceiros quando o serviço estiver disponível. A previsão do banco é lançar o serviço no mercado até o final do primeiro semestre de 2026.

O BaaS é uma tecnologia que permite a instituições não financeiras, como empresas varejistas, ofertarem serviços bancários usando a infraestrutura de bancos parceiros regulados pelo Banco Central.

Contas digitais de marketplace, como a MagaluPay e a iFood Conta, são exemplos de banking as a service, tendo como parceiros instituições bancárias.

Nesse modelo, o cliente pede a criação de uma conta digital, por exemplo, ou de um empréstimo, numa interface que tem toda a identidade visual da empresa parceira do banco. Mas a infraestrutura por trás das operações –a movimentação do dinheiro– é provida por um banco.

No edital comunicado ao mercado no dia 21, a Caixa exige que os ofertantes já tenham experiência na área, com ao menos 6 milhões de clientes finais ativos e R$ 170 bilhões em transações realizadas, 350 milhões de transações ou R$ 3 bilhões em crédito concedido.

Em entrevista à Folha publicada em julho deste ano, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, prometeu que o banco se tornaria "a maior fintech do Brasil".

Fonte: Folha de SP

Compartilhe: