Brasil na ofensiva contra a precarização do trabalho
Combater a precarização do trabalho no Brasil é um dos focos do governo Lula, principalmente porque os direitos dos trabalhadores foram atacados nos últimos anos. Ampliação da terceirização, reformas trabalhista e da Previdência, e aumento do desemprego, que já apresenta recuo considerável, são alguns prejuízos.
A Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, entre o Brasil e os EUA, foi lançada na semana passada na Assembleia Geral da ONU, quando Lula e presidente norte-americano, Joe Biden falaram das condições de trabalho no mundo. “O governo brasileiro e o governo americano estão conectados para garantir que os trabalhadores de plataforma, os empreendedores individuais, tenham garantia e seguridade. Vamos construir uma proposta para tratar essas pessoas com carinho e dignidade”.
Para se ter ideia da preocupação do presidente, o governo criou em maio GT (Grupo de Trabalho) interministerial para estudar soluções para a “prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas”.
Fonte: Movimento Sindical